terça-feira, 20 de abril de 2010

Ano Sacerdotal


O que é ser Padre


Ser padre não é o caminho dos desiludidos, melancólicos, tristes... é, pelo contrário, o caminho daqueles cuja alma se incendiou pelo ideal do Evangelho, reconhecendo as fidelidades das Bem-aventuranças.

Ser padre não é o caminho dos que nasceram sérios, já formados... é, pelo contrário, o caminho dos que se formaram e tomaram a sério a vida, comparando-a com a eternidade.

Ser padre não é o caminho dos que nasceram santos... é, pelo contrário, o áspero caminho dos que querem ser, embora saibam que é preciso lutar todos os dias para consegui-lo.

Ser padre não é o caminho dos conformistas e satisfeitos com a situação deste mundo... é, pelo contrário, o caminho dos violentos e rebeldes que lutam para que sua passagem neste mundo o faça um pouco melhor.

Ser padre não é o caminho dos que regateiam ou medem suas obrigações para Deus e o próximo... é, pelo contrário, o caminho dos que seguem generosamente os conselhos de Jesus Cristo.

Ser padre não é o caminho dos que querem fazer um favor a Deus... é, pelo contrário, o caminho dos que correspondem, gratos, ao imenso favor que Deus lhes faz, chamando-os a seu serviço.


Ser padre não é um refúgio ou uma fuga... é pelo contrário, o caminho dos que, após uma luta vitoriosa sobre si mesmos, se oferecem para a primeira linha da frente cristã.

Ser padre não é o caminho dos que não servem para o mundo dos negócios... é, pelo contrário, o caminho dos que renunciam ao mundo para se dedicarem ao único negócio importante.

Ser padre não é o refúgio dos que não sentem inclinação para o matrimônio... é, pelo contrário, o lugar de encontro dos que, normalmente inclinados para a vida de família, renunciam a uma família limitada, e, por um ideal mais elevado, consagram todo o seu amor à família universal dos filhos de Deus.

Ser padre não é o caminho dos egoístas que só olham para si mesmos... é, pelo contrário, o caminho dos generosos que a todo momento pensam nos infelizes de corpo e alma.

Ser padre não é o caminho dos que temem... é, pelo contrário, o caminho dos que amam intensamente.

Ser padre não é o caminho dos que confiam em suas forças... é, pelo contrário, o caminho dos que se abandonam e se apóiam constantemente em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário