segunda-feira, 19 de abril de 2010

Ser Santo....


Sete hábitos diários para as pessoas que desejam ser Santas.

Ninguém nasce santo. A santidade cristã se consegue com muito esforço, mas principalmente com a ajuda e a graça de Deus. Todos, sem exclusão, estão chamados a reproduzir em si mesmos a vida e o exemplo de Jesus Cristo, caminhar seguindo seus passos.
Aceitar de coração um dos pontos chaves do ensinamento do Concilio Vaticano II: a importância da doutrina da chamada universal à santidade. Você também sabe que Jesus é o único caminho para a santidade: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. O segredo da santidade é a oração constante que pode ser definida como o contínuo contato com a Santíssima Trindade: “reza sempre e sem desfalecer” (Lucas 18, 1). Existem vários caminhos para chegar a conhecer a Jesus. Nós vamos falar brevemente sobre alguns deles. Mas é preciso que você queira mesmo chegar a conhecer, amar e servir a Jesus da mesma forma que você aprendeu a amar e a enamorar-se de outras pessoas: sua esposa, membros da sua família e amigos íntimos, por exemplo, passando um tempo considerável com Ele, de forma regular e, neste caso, basicamente todos os dias. O que você vai ganhar com isso? A única e verdadeira felicidade nesta vida e a visão de Deus na vida eterna. Nada substitui esta realidade.
A santificação é um trabalho para toda uma vida e requer nosso esforço determinado para cooperar com a graça santificante de Deus que nos é dada por meio dos sacramentos.
Os sete hábitos diários que proponho a você consistem no:

1. oferecimento da manhã,
2. a leitura espiritual (Novo Testamento e um livro espiritual, segundo a indicação de seu diretor espiritual),
3. ao menos quinze minutos de oração mental,
4. a Santa Missa e a Comunhão,
5. a recitação do Ângelus ao meio dia
6. a oração do Terço,
7. e um breve exame de consciência à noite, antes de dormir.

Estes são os principais meios para alcançar a santidade. Se você é alguém que quiser levar Cristo aos outros, através da amizade, estes são os instrumentos com os quais você vai armazenar energias espirituais que lhe permitirá conseguir este objetivo. A ação apostólica sem os sacramentos, tornará ineficaz uma sólida e profunda vida interior. Você pode estar seguro que os santos incorporaram de uma ou de outra maneira todos estes hábitos em sua rotina diária. Seu objetivo é ser como eles: contemplativos no meio do mundo.
Quero agora deixar claro vários pontos, antes de examinar os sete hábitos.

Primeiro: Recorda que o crescimento nestes hábitos diários são como uma dieta ou um programa de exercício físico: é um trabalho de processo gradual. Não espere incorporar os sete ou ainda dois ou três deles em sua agenda diária imediatamente. Não é possível correr cinco quilômetros sem antes ter treinado. Da mesma maneira não é possível tocar Liszt na terceira lição de piano. Esta pressa é um convite ao fracasso, e Deus quer que você tenha êxito. É preciso trabalhar muito próximo a seu diretor espiritual e gradualmente incorporar os sete hábitos à sua vida no período de tempo que corresponda a sua situação particular. Pode ser o caso que pelas circunstancias de sua vida seja necessário até a mudança de algum dos sete hábitos.

Segundo: ao mesmo tempo, você deve fazer o firme propósito, com a ajuda do Espírito Santo e de seus especiais intercessores, para fazer destes sete hábitos a prioridade de sua vida – mais importante que o comer, o dormir, o trabalhar e o descansar -. Quero deixar claro que estes hábitos não podem ser realizados com pressa. Este não é o modo como nós queremos tratar àqueles que amamos. Eles devem ser realizados quando estivermos mais atentos durante o dia e em lugar de silêncio e sem distrações: onde seja fácil colocar-se na presença de Deus e estar com Ele. Afinal, não é mais importante nossa vida eterna do que nossa vida temporal? A prática dos sete hábitos resultará, no momento do Juízo, como uma conta de amor a Deus em nosso coração.

Terceiro: quero deixar claro que viver os sete hábitos não é uma perda de tempo. Você não está perdendo tempo: na realidade está ganhando... Nunca existirá uma pessoa que viva estes hábitos, todos eles, diariamente, que seja menos produtiva como trabalhador, ou pior esposo, ou que tenha menos tempo para seus amigos, ou não possa cultivar a vida intelectual. Todo o contrário! Deus sempre recompensa quem o põe a Ele em primeiro lugar. Nosso Senhor multiplicará assombrosamente seu tempo, assim como multiplicou os pães e os peixes e os deu a comer à multidão até saciar-se. Você pode estar certo de que o Papa João Paulo II reza muito mais que a hora e meia que se sugere nestes sete hábitos repartidos ao longo do dia.

Vamos então, aos sete hábitos que farão de você uma pessoa muito feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário