quinta-feira, 22 de abril de 2010

O caminhar na Fé


O que é caminhar na fé?

Você já notou que todo mundo deseja ser feliz? Que todas as ações humanas indicam a busca da felicidade? Os olhos da fé nos permitem vermos essa realidade humana com maior profundidade, com maior razão de ser. Nossa caminhada humana consiste em seguir rumo a Deus, em Cristo. Nossa meta é Jesus! Toda a nossa inquietude de ser plenamente feliz é o desejo expresso que consciente, ou não, de estar em ou com Deus. Assim nos cantou o salmista (Sl 62, 1-2).

São Paulo entendeu sua conversão como um viver em Cristo, ou em outra ocasião dizer que já não sou mais quem vivo, mas Cristo que vive em mim. (Gal. 2, 20).

Já na celebração eucarística ouvimos dizer: Por Cristo, com Cristo e em Cristo. São expressões que nos explicam ou nos indicam “O caminhar na fé”. Viver em Cristo. Deixar que Jesus aja em minha história, seja o Senhor da minha vida (conduzir-me). A experiência de Jesus (que cada um tem) é o termômetro da fé. Como foi, então, sua experiência de Jesus, ou como está sendo sua vida de fé? Valia aqui perguntar como você alimenta a sua fé:

Você lê a Sagrada Escritura? Nela está sua história!
Você participa da vida sacramental?
Participa com freqüência da Celebração Eucarística?
Você reza pessoalmente, com sua família ou com seus amigos? Com que freqüência?

O caminhar na fé consiste em, cotidianamente, deixar-se ser guiado por Jesus. Não colocar nenhum valor ou pessoa acima de Jesus. Onde está o teu tesouro ai está o teu coração (Mt 6, 21).

Esse caminhar na fé exige um certo exercício: é preciso procurar conhecer Jesus cada vez mais; descobrir os seus pensamentos e sentimentos; ouvir as suas propostas; identificar os seus caminhos; escutar (silêncio) interiormente, o chamamento dele a nós. Nunca se conformar; devemos estar sempre a busca dele. Tudo isso é importante para que a gente possa dar a Jesus uma resposta pessoal. Por que a fé também exige uma resposta pessoal.
Esta resposta parte, evidentemente, do íntimo de cada pessoa = Eu creio, Senhor! De certa forma, acontece um encontro de cada um com Jesus e, como aconteceu com Pedro, a pessoa percebe que Ele entra em nossa vida e com olhar penetrante, interroga:
"Você me ama?" E com seu olhar Ele diz, como a Pedro: "Eu sei que você é fraco, tantas vezes incoerente e até covarde. Mas quem é você finalmente: fraqueza e covardia? Ou você é amor? Você me ama?
A resposta é profundamente pessoal, porque a fé acontece no interior de cada pessoa. Mas não se limita à intimidade de quem a dá. Tem conseqüências nas demais dimensões da vida. inclusive a vida comunitária.

A fé tem conseqüências sérias em nossa vida, basta dizer que somos chamados a viver como Jesus. É preciso que em todas as situações da vida se perguntar: o que faria Jesus?

Para viver a fé é preciso perseverança no caminho, acreditar em Deus. Deixar de ser inconstantes a fé! Alimentar-se cotidianamente de sua Palavra (e da Eucaristia).

Ninguém conseguirá caminhar na fé sem se alimenta-la com o alimento espiritual = Da Palavra e a da Eucaristia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário