quinta-feira, 29 de abril de 2010

Mensagem de Dom Marco Eugênio em decorrência do Jubileu de Ouro


Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Ao Clero e a todo o Povo de Deus

Amados filhos

A Diocese de Estância vive a alegria do seu Jubileu de Ouro. O Senhor olhou com carinho para esta porção de seu povo e fez dele uma Igreja Particular. Há exatos 50 anos o saudoso Papa João XXIII, solícito com as necessidades pastorais da Igreja, acolhia o apelo feito pelo então Bispo de Aracaju: Dom José Vicente Távora e desmembrava a Diocese de Aracaju em mais duas, assim nascia a Diocese de Estância, localizada na região sul do estado de Sergipe.
Somos uma Diocese de proporções pequenas, mas grandes desafios. Constituída de 20 paróquias, mas estas possuem diversas comunidades rurais que pedem dos padres um heroísmo para atender as diversas necessidades da Evangelização.
Recordamos com profunda gratidão os desbravadores dessa Igreja Particular, em especial Dom José Bezerra Coutinho, que com incansável ardor estruturou pastoral e administrativamente. Além de padres que diante da carência de clero não mediam esforços para atender o Povo de Deus.
Também rendemos graças a Deus por Dom Hildebrando Mendes Costa, que impelido pelo zelo apóstolico procurou suscitar vocações para que todo rebanho pudesse contar com pastores.
Hoje nossa ação de Graças se dirige a todos os padres e diácono desta Diocese, um clero jovem que com sua dinamicidade vão fazendo o Evagelho chegar a todos e atende na santificação do povo através dos Sacramentos. São minhas mãos, colaborando comigo neste apascentar.
Rendo graças a Deus pela vocações nascidas nesta Diocese. E me dirigindo a vós, caros filhos seminaristas, os convido a intensificarem suas vidas de oração e intimidade com Deus, pois somente unidos a Ele, sereis instrumentos eficazes na Obra do Senhor. Nos estudos, pastorais, orações e até mesmo vida comunitária, tragam sempre em mente a missão que os espera.
Rendo igualmente graças a Deus por todos os movimentos e pastorais de nossa Diocese e por todos os leigos engajados, que vão fazendo através de sua vida de doação com que o Reino de Deus seja uma realidade entre nós.
Não obstante as dificuldades que ainda enfrentamos, temos muitos motivos para louvar a Deus e carregar a certeza de que Ele caminha conosco, nos guia e fará com que um dia nos encontremos todos na Jerusalém Celeste.

Com uma especial benção

+ Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida - Bispo Diocesano de Estância

Nenhum comentário:

Postar um comentário